15.2.09

Château d'Anet



Lendo o artigo sobre a cidade de Grasse, postado pela Paulinha do LOLLIPOP FANTASY, lembrei-me de um castelo espetacular para se visitar na França; o Château d'Anet, localizado a 78 Km a oeste de Paris.


É um excelente passeio para quem curte a natureza e a beleza de jardins bem cuidados, além da oportunidade de conhecer esse castelo renascentista, grande obra arquitetônica do século XVI.

O
Château d'Anet foi construído entre 1547 e 1562, por Diane de Poitiers, viúva de um Grande Oficial da Normandia.

Nos séculos XVI e XVII, o castelo foi vendido diversas vezes, sofrendo muitas modificações.

Durante a Revolução Francesa, o castelo foi confiscado, saqueado e sofreu muitas depredações antes de ser vendido como bem nacional. Só em 1840, o castelo começa a ser cuidadosamente restaurado e recupera o esplendor de outrora.

O que mais impressiona no Château d'Anet é seu estilo arquitetônico caracteristicamente feminino, herdado de Diane de Poitiers e mantido ao longo dos séculos. Mesmo trocando de proprietário diversas vezes, quase sempre esteve em mãos femininas!


Para saber mais sobre o Château d'Anet, você pode fazer um tour virtual pelo site (inglês ou francês) e descobrir muito mais sobre o castelo e sua história.


Também recomendo visitar o site de
Patrick Pochon, o jardineiro d'Anet, e ver as milhares de fotografias de flores tiradas nos jardins do castelo e que podem ser baixadas gratuitamente como papel de parede.



2 comentários:

  1. Pode até parecer estranho o que vou escrever, já que muita gente considera esse Château um dos menos bonitos da França, talvez porque ele seja um tanto sombrio no seu interior, ou porque o seu portal seja um pouco lúgubre, mas, confesso que o Château de Anet é o meu predileto. Sim, sem dúvida, Anet é o Châteu que eu mais gosto em toda a França.

    Anet é meio triste, é verdade, possui uma atmosfera de solidão, de abandono, de saudade, mas a proximidade com a floresta fornece, ao morador ou ao visitante, um certo encantamento... Uma sensação de liberdade...

    Não sei se é apenas comigo que acontece, mas eu sinto uma emoção diferente quando visito Anet... Tem algo de enigmático na atmosfera desse lugar... É intrigante...

    Comparado aos outros, o Château de Anet é mais simples, isso o torna mais atraente. Voltado para a arte da caça, num sentido bem mais amplo do que se possa imaginar, Anet é um ambiente perfeito para quem gosta de paisagens floridas e cheias de muito verde.

    Zuleide F. Filgueiras

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a usuária acima. Esse Château é maravilhoso. Diana de Poitiers conseguiu dar elegância e um toque feminino ao que tinha um aspecto de mausoleu... Louis de Brèzé, quando herdeu esse Château não imaginava que sua esposa conseguiria transformar o sombrio em luz... Ele foi inteligentíssimo ao se casar com ela. Homem de visão. E bota visão nisso!
    Olavo Bastos

    ResponderExcluir