9.3.09

ALTAMIR - Ted Lapidus





Sou um grande admirador de perfumes orientais, amadeirados ou aromáticos e, por algum tempo usei Pour Lui de Ted Lapidus, cuja simplicidade e elegância muito me intrigam.

A sensação de frescor nas notas iniciais de Pour Lui produz em mim um efeito tonificante, quase como um elixir.


Depois de algum tempo na pele esse perfume evolui para um corpo floral suave e um fundo amadeirado, quente e sensual. Mas é a base desse perfume que apresenta os acordes mais sensuais e marcantes, difíceis de esquecer, graças a uma perfeita harmonia entre sândalo do Mysore, baunilha de Madagascar e o
patchouli de Java.




Depois de certo tempo, o perfume acaba fazendo parte de sua personalidade. Mas, recentemente, Pour Lui desapareceu do mercado e para minha infelicidade o meu perfume também terminou e acabei ficando sem o perfume que mais gostava.

Nenhum dos outros perfumes que tenho substitui Pour Lui, mas no último Natal, minha namorada me presenteou com um Altamir, outro perfume Ted Lapidus (o primeiro Pour Lui também foi presente dela). Para minha surpresa, Altamir também é um oriental amadeirado e traz alguma semelhança com o Pour Lui, nas notas de fundo.





ALTAMIR - Origem

Sua inspiração vem de Altamira, um sítio arqueológico em Santillana Del Mar, a sudeste da Espanha.

Nas Cavernas de Altamira é possível admirar intrigantes artes rupestres da era paleolítica, de cerca de 12 000 a.C.

Em Altamira, o que mais intriga é o seu estilo artístico, caracterizado pelo realismo em suas pinturas. Pigmentos minerais vermelhos, marrons e ocres, foram misturados à gordura animal e aplicados, às vezes com o dedo, outras vezes com algum utensílio semelhante ao pincel. Os traçados possuem contornos escuros feitos com carvão vegetal, aproveitando-se do relevo original das rochas para dar um incrível efeito 3D.

As representações rupestres de Altamira podem ser imagens de significado religioso, ritos de fertilidade, cerimônias de caça ou batalhas. O bisão é o animal mais representado, com 16 exemplares, em diversos tamanhos, posturas e técnicas pictográficas.



O Bisão Encolhido é uma das pinturas mais admiradas, pela grande capacidade expressiva da sua composição. O artista representou o bisão encolhido e com a cabeça abaixada, numa posição submissa, destacando o seu espírito de observação naturalista.

Devido à sua riqueza histórica e artística, Altamira foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1985, e hoje possui acesso restrito, com listas de espera que podem chegar a dois anos, devido ao seu enorme sucesso entre turistas e estudiosos.


ALTAMIR - Ted Lapidus

Família Olfativa: oriental – amadeirado
Lançamento: 2008
Público-Alvo: O homem que ama o exotismo e o mistério de terras desconhecidas.

O frasco do perfume alia simplicidade com sensualidade, bem ao estilo Ted Lapidus. Um prisma de vidro com arestas bem nítidas, sobre uma base quadrada, reflete o líquido ocre, quente e ambarado, com um ar de mistério e exotismo, de terras longínquas e desconhecidas.


Selada sobre o frasco, uma tampa maciça e arquitetural, guarda o precioso conteúdo.

Ao primeiro contato com o perfume, revela-se o néroli, em meio à vivacidade da bergamota e das notas frutais do abacaxi.

O corpo de Altamir apresenta um toque de originalidade, com a presença de flor de laranjeira, em meio ao jasmim e o ciclâmen, resultando num acorde floral e solar ao mesmo tempo.

A madeira de teck e o sândalo compõem um fundo de notas amadeiradas, com toques sensuais do patchouli e as notas secas do vetiver. Enfim, a fragrância evolui para uma base de âmbar, almíscar e fava tonka, o que lembra um pouco o Pour Lui de Ted Lapidus, deixando na sillage um acorde de patchouli e baunilha, um pouco mais adocicado em Altamir, pela presença da fava tonka e do âmbar.


Notas de Saída: bergamota, néroli, abacaxi.
Notas de Corpo: flor de laranjeira, ciclâmen, jasmim.
Notas de Fundo: patchouli, vetiver, âmbar, sândalo, teck, almíscar.

.

4 comentários:

  1. Maravilha perfumística da nova geração. Altamir é um baita perfume.

    ResponderExcluir
  2. Queria fazer mais uma experiência viciosa de comprar no escuro... o escolhido foi este TL.
    O meu chegou ontem, e p/ minha surpresa, o perfume é perfeito.

    Não era fã do Lapidus devivo a outras criações da griffe que não me agradavam.
    Os clássico Lapidus e Creation são perfumes divisores de água.
    Lapidus e sua simplicidade arrepatadora, e Creation c/ uma combinação únca, rude e carnal.

    Fantasme foi um dos que adquiri p/ a minha coleção.
    É um must-have p/ quem gosta de framboesa (diferente da framboesa licorosa e canforada de Apparition EDP) e baunilha.
    ALiás, uma curiosa combinação de frutas vermelhas e bolo de baunilha.
    Ao meu olfato, Altamir acaba sendo o par masculino de Fantasme.
    A mesma forma de evoluir, os mesmo princípios... a mesma qualidade.

    Poderia dizer a grosso modo que Altamir é reminiscente do Le Male e c/ alguma pitada de Pi.
    Porém, troque o tom mentolado do Le male e o incomodo rastro resinoso de Pi por flor de laranjeira e notas açucaradas de abacaxi.
    Durante sua evolução, sillage é formidável.
    Diria até que possui traços orientais de Gaultier².
    Depois de testá-lo a longo prazo, descobri que o dry-down de Altamir lembra em muito a melhor fase do Spark- Liz Claiborne.
    Enquanto Spark possui notas entorpecedoras de rum + figo+ mel, Altamir une notas orientais de baunilha, flor de laranjeira e toques ambarados arrematados por leve vetiver.
    Quase um perfume das "mil e uma noites".

    Não sinto patchouli em demasia, thx God!

    A fixação de Altamir foi acima da média em mim.
    Posso aplica-lo de manhãzinha, e reaplica-lo somente mais a noite antes de ir p/ faculdade.
    Relação custo/benefício é boa, mas a relação custo/presença é melhor ainda.

    Com certeza será minha singature junto c/ Moschino Couture! e Cheap and Chic.
    Agradeço muito a nova griffe do Ted.
    ^^

    Pável- Equipe Perfumes BigHouse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS PELO COMENTÁRIO ACABEI DE COMPRAR UM FRASCO DE 75 ML, NO ESCURO, FUI MOTIVADO PELO CUSTO BENEFICIO E POR JÁ CONHECER A MARCA, FICO FELIZ PELOS SEU COMENTÁRIO, PERFUMES DA TED LAPIDUS COM SUA ESSÊNCIA ORIENTAL É PARA QUEM QUER SER NOTADO, CHEGAR CHEGANDO E DEIXAR UM RASTRO POR ONDE PASSA...AQUI QUEM MANDA SOU EU! ESTOU AGUARDANDO O MEU CHEGAR. ABRAÇOS, PEDRO/SP

      Excluir
  3. Este perfume é fabuloso. Parabéns

    ResponderExcluir