27.1.09

O PERFUME DESPERTA EMOÇÕES...



Perfumes, essências ou aromas, tanto faz se estão em um frasco para borrifar ou se fazem parte de um creme hidratante, sempre despertam nossas emoções. Fazem-nos retornar à infância ou nos levam a lugares exóticos e requintados que jamais estivemos ou até mesmo que não existem.


Muitas vezes, é o cheiro de uma flor delicada como a rosa ou a flor de laranjeira ainda em seu próprio habitat, outras vezes é o aroma de um alimento que nos faz imaginá-lo suculento, doce ou refrescante. Sempre que o sentimos, nossas emoções são evocadas, seja do passado, do presente ou de um mundo imaginário.


Algumas vezes sentimos o agradável odor de uma flor e até o inserimos em nossa alimentação, outras vezes o alimento é tão saboroso que temos vontade de transformá-lo em perfume. É o que fazemos com as frutas, o chocolate, o café e tantos outros quanto nossa imaginação permite.


Num país grande como o nosso, certamente há diferenças substanciais entre os perfumes preferidos nas regiões quentes e nas regiões mais frias ou, entre os povos do sul e do norte. O modo de apreciar um perfume é o resultado da história de cada indivíduo.


Se crescemos numa cidade barulhenta e agitada, provavelmente nos interessaremos por odores que lembrem o campo e a natureza que para nós passam a ser sinônimos de tranqüilidade. Para quem vem do campo esses mesmos perfumes podem parecer corriqueiros e simplistas. Tudo isso se reflete na escolha do perfume e também no modo de se perfumar.


Partilhar impressões e conhecer outras opiniões torna a paixão pelos perfumes ainda mais encantadora, e se enriquece muito, se ela explorar todas sensações, sejam elas provocadas pelo olfato, pelo paladar, visão ou uma mistura de todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário